quinta-feira, 18 de abril de 2013

Quando chega a hora de dizer "passou".

Sou leitora das crônicas de Fabrício Carpinejar e considero que sua leitura tem uma alma tão feminina quanto muitas moçoilas por aí e que tem o dom de poetizar os sentimetos do que uma mulher vive, só que ele é homem! Believe it or not!!
Algumas frases soam como uma sentença das experiências pessoais, daí percebo a insignificância da minha história e que minhas dores não são únicas nem piores do que o resto da humanidade.  Através de uma crônica dele caiu a inspiração: "Um dia você se verá feliz por ter estado triste ... Um dia entenderá que o destino realmente faz sentido, e que a falta de sentido ainda era caminho. Um dia você perceberá a clara diferença entre orgulho e confiança, entre obsessão e paixão, entre fantasia e sonho."
Pense e reflita a respeito...
Lembrei de minha mãe, minhas amigas, minha terapeuta, e acho que até minha cachorra deve ter me dito isso entre um olhar e uma lambida enquanto deitava aos meus pés... "vai passar, tudo passa". No auge da dor e do sofrimento busquei todas as explicações e justificativas. Impossível enxergar, impossível seguir qualquer tipo de conselho, impossível qualquer esforço de acelerar o processo de dor. Muitas vezes me perguntando e rezando antes de dormir "quando que essa tempestade vai passar? por que eu?". Muita revolta quando ouvia que um dia iria rir do passado e até agradecer pelas tempestades e furacões.
Passou... um dia abri a janela e vi um amanhecer ensolarado com cheiro da chuva que deu trégua, grama molhada e orvalho. Acredite... os pulmões se enchem mais de ar, os olhos observam detalhes nunca percebidos, a coluna alivia-se do peso liberado. Paz e esperança é tudo que se sente.
Percorri um longo caminho para viver as palavras de Carpinejar e não teria absorvido os sentimentos impressos nas palavras dele se não tivesse trilhado essa experiência... muito mais longa do que eu desejava que fosse, mas felizmente eu consegui respeitar o meu tempo, meu único aliado simultaneamente sendo amigo da cura e inimigo da ansiedade.
Hoje sou feliz por ter estado triste, e é muito clara a diferença entre orgulho e confiança, a obsessão virou item do passado e o perdão virou palavra de ordem. Por tantas tempestades, meus pulmões tem fôlego para inspirar o presente. A visão está aguçada a ponto de perceber a perspicácia do destino e este tempo todo eu é que o subestimei... e muito! Sr. Destino e suas brincadeirinhas que nos surpreendem com belíssimas possibilidades bem ali do teu lado, um pouquinho mais na direita ou na esquerda, mas bem ao teu alcance.
Quando te disserem que vai passar pode ter chilique, mas tenha fé que realmente vai passar... Passa para todos. E sempre vai passar, mesmo quando acontecer de novo e de novo...
O tempo é a única variável, a superação é o denominador comum.

 

2 comentários: