terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Insanidade saudável

Sempre fui a amiga certinha: aquela menina educada que toda mãe gosta que seja amiga da sua filha. Ouvi e vi muito na minha adolescência frases e semblantes de tranquilidade quando uma amiga relatava à sua mãe que sairia comigo... "se está com a Vanessa, está em boa companhia!". É bom inspirar confiança, diria até que é confortável, mas acho que com o tempo, os caminhos percorridos me forçaram a cometer alguns atos de loucura. Loucuras momentâneas me mantém com os pés no chão e me geram experiências que me encorajam a cometer mais loucuras. Sair da zona de conforto é mais do que necessário para confrontar o que "realmente te faz feliz" (clichê título do blog!). É preciso coragem para eventualmente perder o juizo, ao contrário do que muitos pensam! Insanidade para uma miss certinha como eu requer anos de derrapadas e esfoladas até chegar numa loucura programada para meter a cara e ser feliz. Pensar é bom, mas pensar demais pode gerar a perda do "timing" da ocasião perfeita.
Fui verbalizar o primeiro palavrão depois dos 20 anos e só consegui falar aquele palavrão cabeludo e composto lá pelos 20 e muitos anos, o que causou espanto em quem estava comigo junto com a expressão "você não era assim"! Não é bonito, eu sei... mas as vezes pode ser libertador e terapeutico. Tomar aquele trago fenomenal, roubar um beijo, dar aquela bofetada no cara que te tirou do prumo... nada educado, nada meigo... mas às vezes nos leva a caminhos novos e  descobertas surpreendentes sobre nossa própria capacidade. 
Mas calma lá... Eu ainda continuo sendo a mesma "miss certinha" e politicamente correta, pela minha visão e pela opinião de quem me conhece bem. Aprendi que incorporar alguns atos insanos no cotidiano podem me fortalecer para cometer o verdadeiro Ato Insano: aquele que em algum momento da tua vida vai ser necessário para alavancar algum acontecimento inevitável e absurdamente desejável. Aquela loucura que te faz prender a respiração e subir aquele frio na espinha.
Como boa apreciadora de metáforas, lembro da carta do Louco no tarot... simboliza o homem se jogando num precipício. A loucura de não saber a altura do precipício ou no que vai amortecer sua queda (espinhos ou folhas). O Louco se joga sorrindo, por que independente do que irá encontrar, sua loucura o encorajou a buscar o que há além do precipício. Acho uma carta interessante por que indica novidades inesperadas e a necessidade de pisar em um terreno nunca antes pisado, a busca de novos caminhos sem garantias mas com otimismo, intuição e fé. Como deve ser...!!
A vida apronta com a gente, e muito! Surpreende, e muito! Exige loucura e coragem para usufruir de suas deliciosas armadilhas e precipícios.
Desejo a mim e a todos um pouco de insanidade saudável, um pouco de juizo desajuizado, alguns palavrões por dia e muita coragem nos desafios e nas surpresas que a vida oferece... afinal... quem é mesmo que paga suas contas? Você está com as vacinas em dia? Se a resposta é "Eu", e "SIM", respectivamente, está autorizado a cometer seus atos estilo crazy em prol de sua felicidade e bem estar mental!


Nenhum comentário:

Postar um comentário