"Em caso de despressurização, máscaras de oxigênio cairão automaticamente à sua frente. Coloque primeiro a sua e só então auxilie quem estiver ao seu lado. "
Em caso de afogamento, não se lance à água se não souber nadar muito bem.
A regra é clara!!! Não há como resgatar ninguém sem antes garantir sua estabilidade! Não é egoísmo, é auto sobrevivência para prevenir uma derrubada geral no efeito dominó.
É difícil! A tendência é nos lançarmos em alto mar e depois pensarmos em como salvar. Trancar a respiração enquanto quem amamos respira, depois dá-se um jeito para inflar os próprios pulmões novamente.
Não pode, não pode, não pode!!
Sem ar fico tonta, perco a oxigenação cerebral, o raciocínio fica lento... depois vem o medo, pânico. No pânico fico paralisada e aí FO_ _ U! Caio na anóxia total e nem consigo terminar de ajudar quem precisava. Me refiro a primeira pessoa, mas a lei é para todos... pura fisiologia. O que era para ser uma boa ação, vira uma catástrofe.
PERCEBE??
Ama de verdade? Verdade verdadeira?
Quer ajudar muito muito muito?
Sabe nadar muito bem? Olha... não adianta achar que sabe, tem que ter certeza! Cuidado com as fadigas, cãibras (... ou câimbras). Atleta de final de semana, nem pensar!
Sua máscara está bem colocada?
Caso SIM... GO AHEAD.
Em caso de dúvida, pare, pense, estabilize e depois sim... GO AHEAD.
Muitas metáforas, né?
Nem tanto... tudo muito aplicável: salve-se em primeiro lugar para ter segurança de estender a mão sem tropeçar. Quer fornecer oxigênio vital? Esteja bem arejada e com ar puro nos pulmões para não sufocar ao invés de ajudar. Não é exímio nadador? procure alguém que saiba e pede que ajude a vítima do afogamento... é o único meio de evitar DOIS afogamentos!
Cá entre nós... existem mil formas de salvar uma vida, mas em nenhumas delas o ajudante está à beira do tombamento. Daí siga a letra da música "reze para que Deus ouça as preces dele(a)" e isso já será o bastante
muito bom amiga !!!!! show!!!!!
ResponderExcluir